Eclipse X IntelliJ IDEA
Eu sempre fui fã de carteirinha do Eclipse mas hoje eu vi uma apresentação que abalou a minha certeza. O pessoal do Google tava tentando incentivar os engenheiros de software a utilizar uma IDE ao invés do Emacs ou VI e decidiram organizar o "Eclipse X IntelliJ IDEA Smackdown". Primeiro, os dois times implementaram o mesmo programa em Eclipse e IntelliJ demonstrando algumas features dois dois IDEs. Em seguida, os dois times fizeram a mesma re-fatoração de código utilizando e demonstrando as features de re-fatoração das duas IDEs.
Eu imaginei que o Eclipse ia destruir o IntelliJ porque eu conheço as features de refatoração do Eclipse e elas são boas. Mas aconteceu o contrário: as features do IntelliJ eram melhores do que as do Eclipse. O time que estava demonstrado o IntelliJ conhecia muito bem a ferramenta e por isso a diferença ficou ainda mais gritante. O time do Eclipse não era tão bom. Mas mesmo desconsiderando essa diferença, deu pra ver que o IntelliJ é muito bom para desenvolvimento Java (talvez melhor que o Eclipse - até me sinto mal falando isso).
Mas o Eclipse tem uma vantagem que na minha opnião compensa essa defasagem: Open Source Software!! O IntelliJ é proprietário, tem que pagar (ou piratear) para usar. Para o pessoal aqui do Google não faz diferença porque eles tem uma lincensa coorporativa do IntelliJ (para todos os funcionários que precisarem) mas em geral isso é uma desvantagem.
Outra coisa que o Eclipse tem de bom: plug-ins! No Eclipse dá para desenvolver em Java, C++, Python (pra quem não conhece, dá uma olhada no
blog do Fábio Zadrozny, amigo meu e mantenedor do projeto
PyDev no SourceForge), etc. E os caras hoje demonstraram um plug-in para XML que eu tenho que descobrir o nome.
Enfim, como eu não estou desenvolvendo em Java ultimamente não importa tanto. Mas se eu estivesse eu talvez cogitaria a hipótese de tentar aprender uma nova IDE.