Thiago's weblog
Tuesday, June 21, 2005
  The old doubt that afflicts me
Desde que eu entrei no mestrado eu tenho uma dúvida que vem me afligindo: pesquisa ou indústria? Antes de cursar o mestrado eu nem sabia direito o que pesquisa era e por isso essa dúvida não existia. Eu já estava trabalhando a algum tempo desenvolvendo software para a indústria (no caso para a Motorola através do projeto de parceria com a UFSC). O que eu percebi cursando o mestrado é que além desse bando de gente que está utilizando software para fazer mais dinheiro, tem também um bando de gente pesquisando a respeito de novas solucões em infra-estrutura computacional, linguagens de programacão, sistemas operacionais, etc. É claro que a maiora dessas pessoas também está nessa pelo dinheiro mas trabalhar com pesquisa me parece mais nobre do que trabalhar com desenvolvimento. Dai é que vem a minha dúvida: o que será que eu faco da minha vida profissional? Será que eu deveria ir trabalhar numa empresa grande e tentar crescer gerencialmente ou será que eu me envolvo com algum projeto de pesquisa que me pague um salário decente em alguma universidade por ai? Ou ainda: será que eu comeco um doutorado?

Doutorado por enquanto está fora de questão pois eu nem acabei o meu mestrado ainda. Quem sabe daqui a uns dois anos..

Eu venho adiando a decisão de trabalhar com pesquisa ou desenvolvimento já a algum tempo. Durante praticamente todo o meu mestrado eu me desdobrei entre dois projetos: o projeto com a Motorola e o meu próprio projeto de mestrado. Foi FODA (desculpa pelo palavrão mas essa é a palavra que expressa melhor o que eu sinto em relacão a esse período). Seria muito mais fácil ganhar uma bolsa de mestrado e me dedicar só a isso ou então desenvolver um projeto de mestrado que tivesse algo a ver com o que eu trabalhava na Motorola. Mas felizmente eu consegui levar e me considero bem sucedido nas duas frentes.

Agora que eu estou acabando o mestrado e tive que abandonar o projeto com a Motorola por estar aqui nos states eu me deparo novamente com essa mesma dúvida: pesquisa ou desenvolvimento para a indústria?

Eu recebi uma proposta boa de emprego como pesquisador associado em um laboratória de pesquisa da Universidade de Indiana. Os caras estão dispostos a me pagar uma grana boa para ajudá-los num projeto de código aberto na mesma área do meu mestrado. Eu sempre quis ser pago para desenvolver para um projeto de código aberto mas para ser franco eu nunca quis mudar para Indiana. E se eu optar por ir por esse caminho agora eu acho que vai ser complicado voltar para indústria depois.

O outro lado da moeda: eu estou morando no vale do silício e procurando emprego em empresas da região. Ainda não tenho nada concreto mas com certeza seria uma ótima oportunidade para minha vida profissional. Além disso, indo para a indústria agora eu ainda não estarei fechando as portas para a pesquisa cientifica.. posso trabalhar numa empresa boa por uns 2 ou 3 anos e juntar uma grana para num futuro próximo engatar um doutorado, fazer pesquisa por mais 4 anos e depois decidir o que eu quero fazer da vida novamente. Depois de um doutorado o leque de opcões é bem maior: posso trabalhar com pesquisa na indústria (o que seria o ideal na minha opnião), virar professor e trabalhar com pesquisa o resto da vida (e obviamente eu gostaria de ser professor no Brasil onde eu seria funcionário público, ganharia relativamente bem e poderia montar um exército de orientandos para fazer todo o trabalho sujo para mim e me concentrar apenas nas idéias).

E agora? O que eu decido?
 
Comments:
Não sei se é assim que devo fazer comentários mas, segue: "a decisão se pesquisa ou indústria é só sua" Todavia, acho que você vai ser mais feliz em pesquisa e, após gerenciar uma equipe de trabalho mais free no magistério ou similar.
O regime de empresa é muito duro e, até certo ponto cruel. Ligado à área de ensino você sempre poderá estar ligado a pesquisas novas, cultura e, quem sabe escrever livros. Beijos.
 
Olá seu Thiago, tem sido difícil entrar em contato telefônico com o senhor... Gostei bastante do seu script, mas meu lado você já sabe :-D... Apesar de como eu te disse uma vez, talvez montar uma empresa própria nao me deixaria triste... Mas ter gente competente e confiar nisso porque se nao nao rola, escravo pra mandar também é muita incomodacao porque muitas vezes eles nao fazem nem ideia do que tem que ser feito e além disso nao sao responsáveis portanto nao esquentam a cabeca...
 
era eu, o Raul mas é óbvio.
 
Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives
May 2005 / June 2005 / July 2005 / August 2005 / September 2005 / October 2005 / November 2005 / December 2005 / January 2006 / February 2006 / March 2006 / April 2006 / May 2006 / June 2006 / July 2006 / August 2006 / September 2006 / December 2006 / March 2007 / April 2007 / May 2007 / June 2007 / July 2007 / September 2007 / October 2007 / December 2007 / January 2008 / February 2008 / March 2008 / April 2008 / May 2008 / June 2008 / July 2008 / September 2008 / November 2008 / January 2009 / February 2009 / March 2009 / May 2009 / June 2009 / July 2009 / October 2009 / November 2009 / March 2010 / October 2010 / July 2011 /


View Thiago Robert's profile on LinkedIn