Thiago's weblog
Tuesday, May 17, 2005
  HPCS 2005
A conferencia estah sendo bem legal... ainda bem que eu vim apresentar meu artigo dessa vez!

Minha apresentacao foi boa. Claro que eu fiquei um pouco nervoso, acabei falando rapido e gaguejando um pouco mas mesmo alguns doutores de cabelo branco ficaram nervososo e gaguejaram na apresentacao deles tambem. A minha apresentacao foi a primeira do evento principal do congresso (tem um dito popular que diz que todo mundo sempre presta mais atencao na abertura e no encerramento, o que contribuiu um pouco com o nervosismo). Consegui terminar a apresentacao dentro do tempo de 15 minutos que estava previsto para cada palestrante e ainda deu tempo de o pessoal fazer algumas perguntas. Gostei bastante das perguntas que o pessoal fez: ficou claro que eles pelo menos entenderam a ideia que eu estava tentando passar. Fizeram 3 perguntas bem relevantes.. depois da 3a. eles queriam perguntar mais soh que o tempo tinha estourado e o host pediu que conversassem comigo pessoalmente depois.



Depois da minha apresentacao teve a de um outro cara que tambem era a respeito de sw de infra-estrutura para cluster (um mecanismo para benchmark) soh que o cara acabou falando tempo demais e foi quase escurracado pelo host. Ainda bem que eu planejei a apresentacao para ficar dentro do tempo previsto.. aconteceu com muita gente de estourar o tempo e nao eh tao legal pq vc acaba indo sentar sem poder ouvir nenhuma pergunta e fica com aquela sensacao de que ninguem entendeu nada (ou nao se importou muito) a respeito do que vc falou.

Achei interessante que depois da segunda apresentacao (esse cara que eu falei acima) um cara da Universidade de Indiana nos EUA levantou e me entregou um cartao com o nome e e-mail dele e uma frase escrita atras: "Are you interested in working with Open MPI?". Ele disse que queria conversar melhor comigo qd desse tempo (o que soh aconteceu hoje na hora do almoco entao fiquei na espectativa).

Basicamente, Open MPI eh uma nova implementacao de MPI baseada em componentes que se propoe a ser um novo padrao (no lugar da MPICH e todas as outras que exitem hoje em dia). Por ser baseada em componentes, eh menos provavel que aconteca o q aconteceu com a MPICH que hoje em dia tem tantas implementacoes que vc acaba nunca sabendo qual usar. O projeto eh open source e o cara basicamente me perguntou se eu nao estaria interessado em desnevolver para ele. Me pediu que mandasse um e-mail e ele ia me passar o source (que estah num repositorio subversion - pra quem nao conhece, subversion eh um upgrade no CVS e tem muitos projetos grandes migrando.. eu jah conhecia e achei legal que os caras jah estao usando). Achei a ideia da Open MPI especialmente interessante para o SNOW (eh claro, se o SNOW um dia sair do papel/prototipagem).

Outras coisas que eu achei interessante: deu para perceber pelas palestras do congresso que a pesquisa que eu desenvolvi no mestrado estah bem na crista da onda. Bastante gente estava falando em application-oriented systems (software/hardware) para HPC. Conversei com um vendedor de uma empresa nova, a Liquid Systems, que disse que a empresa deles estava trabalhando numa rede onde o hardware e o software poderiam ser customizados de acordo com a aplicacao (inclusive dinamicamente). Ele nao deu nenhum detalhe a respeito da tecnologia (ele usava expressoes vagas como "ultra low latency".. achei engracado) mas prometeu mundos e fundos.. no website deles nao tem muita info tb (ele disse que nao teria). Diz lah que a empresa ainda estah em stealth mode - uma expressao que dah primeira vez que eu ouvi, conversando com um amigo meu da california que prometeu me arranjar um emprego lah, achei que era piada mas aparentemente existe).

Outra coisa que ficou clara: saber apresentar eh tao ou mais importante quanto as ideias que vc esta apresentando.. muitas ideias boas nao chamam atencao por causa de uma apresentacao ruim e pouca gente para para ler todos os artigos do proceedings. Achei legal algo que o Guto me falou no Brasil: num congresso como esse vc nao tem que provar ou defender nada.. o fato de o seu artigo ser aceito jah eh a prova. Vc estah lah para apresentar as suas ideias. Ateh passei esse conceito para o Fernando (ex-aluno do Dantas e colega meu de graduacao que estah morando no Canada e veio apresentar um trabalho na conferencia) que estava meio nervoso com a apresentacao dele. Legal isso..




 
Comments:
Robert,

Muito legal o seu 'travelogue'! Quais foram as perguntas na conferencia?

Abracos,
Lucas
 
A mais interessante foi a respeito dos trabalhos futuros. Um cara disse que a parte mais dificil de ativar/desativar os protocolos em run-time seria descobrir quando fazer isso (para fragmentacao por exemplo, a aplicacao poderia trocar mensagens curtas no comeco -set up - e blocos grandes de dados para serem processados a seguir. O desafio seria saber quando habilitar o protocolo de fragmentacao). Ele perguntou se eu jah tinha pensado em alguma solucao para isso e eu fui honesto: falei que nao! Mas essa pergunta foi legal pois deu pra perceber que o cara entendeu direitinho a ideia pela maneira como ele falou.

As outras duas foram perguntas mais basicas.. um cara perguntou algo sobre a interecao entre a baseline architecture e os protocols.. nao lembro exatamente a pergunta.
 
Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

Archives
May 2005 / June 2005 / July 2005 / August 2005 / September 2005 / October 2005 / November 2005 / December 2005 / January 2006 / February 2006 / March 2006 / April 2006 / May 2006 / June 2006 / July 2006 / August 2006 / September 2006 / December 2006 / March 2007 / April 2007 / May 2007 / June 2007 / July 2007 / September 2007 / October 2007 / December 2007 / January 2008 / February 2008 / March 2008 / April 2008 / May 2008 / June 2008 / July 2008 / September 2008 / November 2008 / January 2009 / February 2009 / March 2009 / May 2009 / June 2009 / July 2009 / October 2009 / November 2009 / March 2010 / October 2010 / July 2011 /


View Thiago Robert's profile on LinkedIn