Thiago's weblog
Tuesday, November 29, 2005
  Brasil
Muito bom ter ido ao Brasil na semana passada!! Deu para rever varios dos meus amigos pessoais (hmm.. na verdade foram soh 8 :( ahauhauahu), alem do pessoal do Lisha e do Labsoft! E deu para agilizar a minha apresentacao do mestrado tb!

A parte ruim eh que voltar para o Brasil e rever a minha familia e os amigos soh aumenta a saudade! Eh como quando voce estah morrendo de sede e toma soh um golinho de agua.. ao inves de matar a sede vc acaba aumentando a necessidade de beber agua.

Depois que eu voltei do Brasil eu tive que dar uma parada para pensar a respeito das decisoes que eu tomei nos ultimos meses. Foi tudo tao rapido que praticamente nao deu tempo de pensar. Basicamente, eu adiantei a minha vinda pros EUA pq tava indo para o Canada apresentar o meu artigo. Como consegui emprego/visto aqui nos states resolvi ficar! Parece simples agora mas foi uma loucura quando tava acontecendo.

E eh uma decisao grande abandonar tudo e todos que voce conhece num pais e ir morar em outro. Essa temporada no Brasil me fez pensar um pouco no que eu to fazendo da vida.. Eh complicado abondonar um lugar que eu gosto (Brasil/Floripa) e todos os meus amigos e familia mas sei lah. De qq maneira eu acho que eu nao poderia morar em Floripa para sempre neh.. infelizmente.
 
Thursday, November 24, 2005
  Postando do Brasil!
Eu não poderia ficar sem postar alguma coisa do Brasil né.. ;) Mas sobre o que falar? Já sei, vou postar uns links com pessoas fazendo coisas que os seres humanos normais não conseguem fazer!

YoYo

Capoeira
 
Friday, November 18, 2005
  Movies & work
Hoje a noite eu vou no cinema com o pessoal do trabalho. Não o pessoal do mesmo projeto, ou da mesma baia ou do mesmo andar. TODO o pessoal do Google aqui em Mountain View! Eu não sabia disso mas aparentemente o Google de vez em quando fecha um cinema e dá convites para os funcionários, contractors e temporários aqui de Mountain View! Eles fizerem isso na estréia do último Start Wars (eu não trabalhava lá ainda) e hoje vai ter o mesmo esquema para a estréia do novo Harry Potter.

Eu falei que vou com o pessoal do trabalho mas na verdade eu vou com a Katie e provavelmente não vou conhecer ninguém que eu encontrar lá. Mas é incrivel a empresa dar convite para aproximadamente umas 3.000 pessoas irem no cinema com acompanhante (o Google tem cerca de 5.000 funcionários no total, mas aqui em Mountain View tem muito temporário e contractor que não conta como funcionário).
 
Thursday, November 17, 2005
  Googlebase
Eu tava querendo colocar umas fotos nesse blog a algum tempo já mas estava difícil. Eu não posso/quero deixar o computador em casa ligado 24 horas por dia para montar um server lá e não posso deixar fotos nos servidores do trabalho por causa da segurança. Agora meus problemas acabaram porque eu posso deixar meus arquivos na Googlebase!! ahauhauaauhuahh

Googlebase é um serviço que te permite armazenar arquivos nos servidores do Google. Se quiser saber mais informação a respeito você pode encontrar aqui.

Segue uma foto do avião do pai da Katie no dia em que ele tocou o chão pela primeira vez.
 
Wednesday, November 16, 2005
  Bike
Eu tenho ido de bike pro trabalho, uns 2-3 dias por semana mas quero ir todo dia no futuro. No comeco eu ia pela rua (tem uma faixa para bicicleta) mas a um mes atras descobri uma trilha que vai por um parque e que eu posso pegar pra ir pro trabalho.

É massa que a trilha passa por trás de um centro de pesquisa da Nasa que vai coordenar uma parte dessas missões pra lua e eu saio da trilha no estacionamento da microsoft (aqui de mountain view nao a sede)!
 
Sunday, November 13, 2005
  GPS
Sexta-feira eu e a Katie saimos com um casal de amigos para uma balada em São Francisco! Achei interessante que o carro desse casal de amigos tem um sistema GPS embutido com uma telinha de computador que te mostra a rua onde você está e vai dando as direções para o destino que você escolheu. Legalzinho o sistema mas acho que tira metade da graça de dirigir.. mas para quem já enjoou de ficar perdido em cidades novas é uma boa.

O carro do cara tinha câmbio manual mas a maioria dos carros aqui tem câmbio automático. Daqui a uns anos as pessoas aqui não vão mais estar dirigindo os próprios carros do jeito que está indo, e vão aproveitar o tempo entre um lugar e outro para falar no celular. Bom, isso já acontece na verdade. Eu vi uma estatística num evento sobre telefonia celular no Google esses dias: quase 50% das ligações de celular aqui nos states são feitas enquanto as pessoas dirigem. Perigoso no mínimo..
 
Sunday, November 06, 2005
  Eric Schmidt
Um artigo legal com uma entrevista com o Eric Schmidt, atual CEO do Google, ex-CEO da Novell e ex-figurão da SUN. Ele explica bem direitinho a visão dele de como gerenciar uma empresa controlada por geeks e sem muitos gerentes (o que o Google é hoje em dia). O artigo é de 99, quando o Eric Schmidt ainda era CEO da Novell. Fonte: Slashdot.
 
Thursday, November 03, 2005
  Eclipse X IntelliJ IDEA
Eu sempre fui fã de carteirinha do Eclipse mas hoje eu vi uma apresentação que abalou a minha certeza. O pessoal do Google tava tentando incentivar os engenheiros de software a utilizar uma IDE ao invés do Emacs ou VI e decidiram organizar o "Eclipse X IntelliJ IDEA Smackdown". Primeiro, os dois times implementaram o mesmo programa em Eclipse e IntelliJ demonstrando algumas features dois dois IDEs. Em seguida, os dois times fizeram a mesma re-fatoração de código utilizando e demonstrando as features de re-fatoração das duas IDEs.

Eu imaginei que o Eclipse ia destruir o IntelliJ porque eu conheço as features de refatoração do Eclipse e elas são boas. Mas aconteceu o contrário: as features do IntelliJ eram melhores do que as do Eclipse. O time que estava demonstrado o IntelliJ conhecia muito bem a ferramenta e por isso a diferença ficou ainda mais gritante. O time do Eclipse não era tão bom. Mas mesmo desconsiderando essa diferença, deu pra ver que o IntelliJ é muito bom para desenvolvimento Java (talvez melhor que o Eclipse - até me sinto mal falando isso).

Mas o Eclipse tem uma vantagem que na minha opnião compensa essa defasagem: Open Source Software!! O IntelliJ é proprietário, tem que pagar (ou piratear) para usar. Para o pessoal aqui do Google não faz diferença porque eles tem uma lincensa coorporativa do IntelliJ (para todos os funcionários que precisarem) mas em geral isso é uma desvantagem.

Outra coisa que o Eclipse tem de bom: plug-ins! No Eclipse dá para desenvolver em Java, C++, Python (pra quem não conhece, dá uma olhada no blog do Fábio Zadrozny, amigo meu e mantenedor do projeto PyDev no SourceForge), etc. E os caras hoje demonstraram um plug-in para XML que eu tenho que descobrir o nome.

Enfim, como eu não estou desenvolvendo em Java ultimamente não importa tanto. Mas se eu estivesse eu talvez cogitaria a hipótese de tentar aprender uma nova IDE.
 
Tuesday, November 01, 2005
  Paper-like display
Já faz tempo que eu ouço falar de displays para celular, notebook, etc. (mobile em geral) que são paper-like. Agora eu estou no meio de uma apresentação onde o pessoal da Polymer Vision está demonstrando o produto deles. Só tem uma palavra para descrever a tecnologia: futurística.
 

Archives
May 2005 / June 2005 / July 2005 / August 2005 / September 2005 / October 2005 / November 2005 / December 2005 / January 2006 / February 2006 / March 2006 / April 2006 / May 2006 / June 2006 / July 2006 / August 2006 / September 2006 / December 2006 / March 2007 / April 2007 / May 2007 / June 2007 / July 2007 / September 2007 / October 2007 / December 2007 / January 2008 / February 2008 / March 2008 / April 2008 / May 2008 / June 2008 / July 2008 / September 2008 / November 2008 / January 2009 / February 2009 / March 2009 / May 2009 / June 2009 / July 2009 / October 2009 / November 2009 / March 2010 / October 2010 / July 2011 /


View Thiago Robert's profile on LinkedIn