Thiago's weblog
Saturday, May 28, 2005
  Truckee
Meu, morar em Truckee na casa dos pais da Katie estah sendo bem legal.. claro, um dos motivos de estar sendo tao legal eh pq eh temporario (nao consigo mais me imaginar morando na casa dos pais de ninguem.. bom, talvez qd eu tiver um filho). O bom eh que estah dando pra eu conhecer melhor a familia da Katie. Eles sao bem bem diferente do esteriotipo de americano que a maioria das pessoas que eu conheco, inclusive eu, concebeu depois dos acontecimentos no mundo nos ultimos 15 anos. O pessoal daqui da California em geral eh mais sensato pelo que eu pude perceber.

O pai da Katie estah construindo um aviao em casa e outro dia nos ajudamos ele a colocar o aviao no chao pela primeira vez.. ele colocou as rodas no aviao (a de tras oficial e as da frente temporarias) e nos demos uma forca para pousar ele da bancada onde ele estava no chao. Foi bem legal, um acontecimento em familia e eu estava fazendo parte!! ;)

Outra coisa legal que fizemos aqui ontem: fomos fazer snowboard!!! Eu nao acreditei qd o pai da Katie falou que o Squaw Valley, um dos maiores resorts da regiao, ainda estava aberto.. tah bem quente aqui jah (primaveira) mas ainda tem bastante neve nas montanhas e o resort vai ficar aberto ateh segunda dia 30. Foi muito bom fazer snowboard denovo.. minha prancha tava guardada aqui na casa dos pais da Katie desde a vez que eu vim pra cah trabalhar em um resort em 2002. A melhor parte foi sair da neve cansado e pular na piscina do resort.. no inverno eh obvio que nao dah pra fazer isso a nao ser que vc esteja a fim de morrer de hipotermia.

Temos saido com uns amigos da Katie aqui da cidade tb.. eles sao bem gente boa.. outro dia fomos num "DJ duel", uma competicao onde os caras tocam um instrumento que eh uma mesa de DJ durante 5 minutos e depois os juizes elegem o melhor. O mais estranho eh que esse instrumento eh que nem um guitarra ou violao: vc vai na loja, compra e instala no seu quarto e fica treinando.. tem que comprar os discos tb pra ficar trocando e fazer os mixes.. Bem diferente mesmo. Soh vendo..

Agora no comeco de junho eu e a Kati vamos mudar para Santa Cruz onde ela vai fazer o semestre de verao na faculdade.. acho que vai ser bem legal tb: Santa Cruz eh uma cidade litoranea, estilo floripa, soh que no outro oceano - o Pacifico.

Nesse meio tempo tenho escrito um pouco.. nao tanto quanto eu gostaria mas eu acabei de chegar e estou sem computer tb.. qd formos para santa cruz vai ser mais intensivo o negocio pq eu vou estar grande parte do dia sozinho em casa - soh eu e o computador. Tenho procurado emprego por aqui tb.. jah tenho uma proposta bem interessante soh que eh pra morar em Indiana e eu preferia ficar na California entao ainda estou vendo outras coisas. Outro dia eu e a Katie fomos numa job fair aqui mas nao tinha tantas empresas de IT entao nao ajudou muito..
 
Sunday, May 22, 2005
  Entering the US
Na quinta feira dia 19 eu fui de Toronto para os EUA. O processo de entrada no pais foi tranquilo (nao tive problema em nenhuma das 3 vezes que eu entrei) mas dessa vez demorou um pouco mais porque eles tinham que checar um monte de coisas - eh mais complicado agora porque eu estou para pegar o green card - e tirar minha foto, pegar as digitais, etc. Acabei perdendo o voo para os EUA (eu cheguei no portao de embarque 1 min antes do voo sair mas minha mala nao chegou a tempo entao eu tive que ficar tambem) mas a compania aerea re-agendou meu voo/conexao. Fiquei o dia inteiro esperando em aeroportos, comprei um livro do Dan Brown (o cara que escreveu Da Vinci Code) e li pra passar o tempo mais rapido.

Agora estou na casa dos pais da Katie.. vamos ficar aqui por um tempo e depois mudar para Santa Cruz onde a Katie vai fazer o semestre de verao na faculdade e eu vou continuar escrevendo minha dissertacao e procurando emprego. Vou ver na UCSC tambem a respeito de oportunidades para doutorado lah. Semana que vem vou comprar um computador para mim para poder trabalhar direito nas minhas coisas do mestrado. Por enquanto eu vou usando o compoutador da casa aqui mas como eu nao quero ficar alugando esse computer o dia inteiro e em Santa Cruz nao vai ter computador, vai ser melhor comprar um pra mim mesmo.
 
Wednesday, May 18, 2005
  Niagara Falls
Hoje eu e o Gerson alugamos um carro e fomos ateh Niagara Falls.. Foi bem legal, as cataratas sao muito bonitas. Eu jah tinha ido nas Cataratas do Iguacu - que sao mais bonitas ainda - mas eh bem diferente: as do Iguacu sao mais proximas da natureza (tem que pegar uma trilha num parque pra chegar lah) e as daqui sao mais proximas de lojas, hoteis e dos EUA.

Achei interessante que algumas radios daqui transmitem o nome da musica, cantor e da radio na sua faixa de radio frequencia e o som do carro que a gente alugou mostrava essas informacoes.

Amanha cedo o eu e o Gerson vamos para Toronto devolver o carro lah (alugamos em Guelph) e eu vou embarcar para os states. No final das contas valeu a pena alugar o carro porque o valor do transporte daqui para Toronto para duas pessoas (eu e o Gerson) ia acabar saindo quase a mesma coisa... assim foi legal que pelo menos a gente deu uma passeada!
 
Tuesday, May 17, 2005
  HPCS 2005
A conferencia estah sendo bem legal... ainda bem que eu vim apresentar meu artigo dessa vez!

Minha apresentacao foi boa. Claro que eu fiquei um pouco nervoso, acabei falando rapido e gaguejando um pouco mas mesmo alguns doutores de cabelo branco ficaram nervososo e gaguejaram na apresentacao deles tambem. A minha apresentacao foi a primeira do evento principal do congresso (tem um dito popular que diz que todo mundo sempre presta mais atencao na abertura e no encerramento, o que contribuiu um pouco com o nervosismo). Consegui terminar a apresentacao dentro do tempo de 15 minutos que estava previsto para cada palestrante e ainda deu tempo de o pessoal fazer algumas perguntas. Gostei bastante das perguntas que o pessoal fez: ficou claro que eles pelo menos entenderam a ideia que eu estava tentando passar. Fizeram 3 perguntas bem relevantes.. depois da 3a. eles queriam perguntar mais soh que o tempo tinha estourado e o host pediu que conversassem comigo pessoalmente depois.



Depois da minha apresentacao teve a de um outro cara que tambem era a respeito de sw de infra-estrutura para cluster (um mecanismo para benchmark) soh que o cara acabou falando tempo demais e foi quase escurracado pelo host. Ainda bem que eu planejei a apresentacao para ficar dentro do tempo previsto.. aconteceu com muita gente de estourar o tempo e nao eh tao legal pq vc acaba indo sentar sem poder ouvir nenhuma pergunta e fica com aquela sensacao de que ninguem entendeu nada (ou nao se importou muito) a respeito do que vc falou.

Achei interessante que depois da segunda apresentacao (esse cara que eu falei acima) um cara da Universidade de Indiana nos EUA levantou e me entregou um cartao com o nome e e-mail dele e uma frase escrita atras: "Are you interested in working with Open MPI?". Ele disse que queria conversar melhor comigo qd desse tempo (o que soh aconteceu hoje na hora do almoco entao fiquei na espectativa).

Basicamente, Open MPI eh uma nova implementacao de MPI baseada em componentes que se propoe a ser um novo padrao (no lugar da MPICH e todas as outras que exitem hoje em dia). Por ser baseada em componentes, eh menos provavel que aconteca o q aconteceu com a MPICH que hoje em dia tem tantas implementacoes que vc acaba nunca sabendo qual usar. O projeto eh open source e o cara basicamente me perguntou se eu nao estaria interessado em desnevolver para ele. Me pediu que mandasse um e-mail e ele ia me passar o source (que estah num repositorio subversion - pra quem nao conhece, subversion eh um upgrade no CVS e tem muitos projetos grandes migrando.. eu jah conhecia e achei legal que os caras jah estao usando). Achei a ideia da Open MPI especialmente interessante para o SNOW (eh claro, se o SNOW um dia sair do papel/prototipagem).

Outras coisas que eu achei interessante: deu para perceber pelas palestras do congresso que a pesquisa que eu desenvolvi no mestrado estah bem na crista da onda. Bastante gente estava falando em application-oriented systems (software/hardware) para HPC. Conversei com um vendedor de uma empresa nova, a Liquid Systems, que disse que a empresa deles estava trabalhando numa rede onde o hardware e o software poderiam ser customizados de acordo com a aplicacao (inclusive dinamicamente). Ele nao deu nenhum detalhe a respeito da tecnologia (ele usava expressoes vagas como "ultra low latency".. achei engracado) mas prometeu mundos e fundos.. no website deles nao tem muita info tb (ele disse que nao teria). Diz lah que a empresa ainda estah em stealth mode - uma expressao que dah primeira vez que eu ouvi, conversando com um amigo meu da california que prometeu me arranjar um emprego lah, achei que era piada mas aparentemente existe).

Outra coisa que ficou clara: saber apresentar eh tao ou mais importante quanto as ideias que vc esta apresentando.. muitas ideias boas nao chamam atencao por causa de uma apresentacao ruim e pouca gente para para ler todos os artigos do proceedings. Achei legal algo que o Guto me falou no Brasil: num congresso como esse vc nao tem que provar ou defender nada.. o fato de o seu artigo ser aceito jah eh a prova. Vc estah lah para apresentar as suas ideias. Ateh passei esse conceito para o Fernando (ex-aluno do Dantas e colega meu de graduacao que estah morando no Canada e veio apresentar um trabalho na conferencia) que estava meio nervoso com a apresentacao dele. Legal isso..




 
  Canada
A conferencia HPCS 2005 (International Symposium on High Performance Computing System and Applications) acontece todo ano no Canada e eh bem dentro da area em que estou pesquisando para o mestrado. Esse ano a conferencia foi na Universidade de Guelph.

Embarquei para o Canda na sexta-feira dia 13 (ainda bem que eu nao sou supersticioso) e jah em Guarulhos, na hora do embarque, encontrei o professor Mario Dantas da UFSC (membro da minha banca avaliadora no mestrado) e conheci o professor Gerson Cavalheiro da Unisinos. Como somos os 3 unicos brasileiros aqui temos feito bastante coisa juntos (nao sei porquei mas em todas as experiencias que eu tive fora do Brasil eu notei que as pessoas do mesmo pais tendem a se juntar.. Freud deve ter alguma explicacao pra isso). Os dois sao muito gente boa.. acho que nao teria sido tao ruim vir sozinho (eu viria mesmo que sozinho sem problemas) mas foi legal te-los por aqui.



Estou hospedado no campus da universidade (eles tem moradia para estudantes) e por isso deu pra conhecer bastante coisa dentro do campus. A universidade de Guelph comecou como uma uni mais voltada para agricultura entao tem uns departamentes aqui do tipo "departamento para animais grandes", por mais estranho que pareca. O campus eh gigante, nao estou nem planejando conhecer tudo. A infraestrtura eh bem boa tambem (estou escrevendo esse texto em um micro na biblioteca que fica disponivel pra quem quiser usar, independe de ser aluno da uni).

Eu e o Gerson demos uma volta pelo centro de Guelph e foi bem legal (ele trouxe uma camera digital entao depois eu coloco umas fotos aqui). Fiquei impressionado com a quantidade de esquilos que tem aqui.. eh incrivel, eles estao por toda a parte: no centro da cidade andando na rua, no campus.. ateh agora nao teve nem uma vez que eu sai do quarto e nao vi um esquilo. Acho que deve ter mais esquilo aqui do que ratos em Sao Paulo mas como eles sao muito bonitinhos (e nao transmitem doencas eu acho) ninguem liga.



Achei o Canada bem parecido com a regiao de Chicago que eu tive a oportunidade de conhecer atraves da Motorola/Labsoft. Bastante fast-food por toda a parte, lojas, consumismo, comida servida em porcoes para uma pessoa e embalada em plastico (que vai para o lixo e demora uns 500 anos para se decompor), etc.

Amanha eh o ultimo dia da conferencia e como nao vai ter muita coisa eu vou dar uma passeada por aqui. Acho que vou para Toronto de trem de manha para conhecer a cidade.
 
  Intro
Iai pessoal!!

Estou criando esse blog mais para mim mesmo (primeiro pq tem algumas coisas que eu acho que vale a pena escrever pra nao esquecer e segundo porque eh legal ter um blog!) mas acho que vai ser uma boa maneira de compartilhar algumas experiencias com os meus amigos pessoais, familia, amigos do Labsoft e do Lisha!

Eh claro que eu nao espero que ninguem ache interessante ficar lendo sobre a minha vida (eu pelo menos nao acho tao interessante ficar lendo sobre a vida dos outros.. os blogs que eu leio geralmente sao sobre tecnologia, politica, economia, etc) mas pelo menos vai ter uma utilidade: enquanto eu estiver atualizando esse blog vcs vao ter certeza que eu ainda estou vivo (e que eu ainda nao enjoei de postar aqui)!! ahauhuahuuha

Bom, como todo mundo jah sabe eu ia ter que viajar para os EUA esse ano para resolver de uma vez por todas a hisotoria do meu visto permanente para os EUA.. a Katie jah conseguiu o visto permanente para o Brasil (foi mais facil pelo fato de estarmos morando lah ateh agora) e para mim falta apenas ir aos EUA para finalizar o processo (eu espero). Eu estava planejando ir aos EUA em julho mas como publiquei um artigo pelo mestrado no Canada resolvi adiantar um pouco a ida para poder apresentar o artigo e nao gastar tanto com passagens (ia ser inviavel ir para o Canada, voltar para o Brasil e ir denovo para os EUA mais tarde). Minha principal responsabilidade nos proximos meses vai ser acabar o texo da minha dissertacao para poder defender em agosto mas vou procurar emprego nos EUA tb e ver no que dah essa historia toda - de repente eu e a Katie podemos vir a morar lah por um tempo.. talvez eu faca doutorado na California.. sei lah, vamos ver no que dah!

Divirtam-se! (eu jah estou me divertindo escrevendo)

t+
 

Archives
May 2005 / June 2005 / July 2005 / August 2005 / September 2005 / October 2005 / November 2005 / December 2005 / January 2006 / February 2006 / March 2006 / April 2006 / May 2006 / June 2006 / July 2006 / August 2006 / September 2006 / December 2006 / March 2007 / April 2007 / May 2007 / June 2007 / July 2007 / September 2007 / October 2007 / December 2007 / January 2008 / February 2008 / March 2008 / April 2008 / May 2008 / June 2008 / July 2008 / September 2008 / November 2008 / January 2009 / February 2009 / March 2009 / May 2009 / June 2009 / July 2009 / October 2009 / November 2009 / March 2010 / October 2010 / July 2011 /


View Thiago Robert's profile on LinkedIn